Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor Sênior é o novo programa da Unespar

Professor Sênior é o novo programa da Unespar

Geral, Ensino, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

Com aprovação do Conselho de Planejamento, Administração e Finanças (CAD), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) cria o programa Professor Sênior. A resolução que regulamenta a ação foi assinada e publicada pelo reitor, professor Antonio Carlos Aleixo.

O programa é voltado para aposentados por tempo de serviço ou compulsoriamente com atuação docente comprovada na instituição. O ingresso poderá ocorrer por solicitação do docente ou a convite dos Centros de Áreas ou Colegiados. Para isso, devem ser preenchidos os requisitos estabelecidos na resolução. Uma das exigências é a apresentação de um plano de atividades sobre o que pretende desenvolver podendo estar relacionado ao ensino, pesquisa e/ou extensão.

Para aprovação, os Conselhos de Campus serão responsáveis em apreciar os planos de atividades e o reconhecimento da qualificação acadêmica do interessado com vistas ao interesse institucional. Se aprovado, será celebrado o “Termo de Colaboração” com vigência de dois anos para prestação de serviços voluntários e outros eventos informados no plano.

Segundo o documento, “o Professor Sênior poderá ser autorizado a continuar ou a figurar como co-responsável acadêmico de projetos de educação, de investigação, de inovação e transferência de tecnologia, de criação humanística e de criação artística, devendo a responsabilidade pelas atividades orçamentárias e financeiras, ser atribuída, de acordo com as leis sobre a matéria, a docentes da ativa”.

A única exceção do programa é que os professores participantes do programa não poderão exercer atividades administrativas e de representação.

Acesse a Resolução 007/2015-CAD